terça-feira, 31 de julho de 2007

Nasceu!


nasceu o Nuno!
Estava cheio de pressa e por isso achou que 36 semanas era uma rica idade para vir espreitar a caloraça que por cá fazia ontem.
Com 2,850 kg e a parecer um chupa-chupa (palavras do Pai): comprido, cabeçudo e fininho. Com cabelo e pela descrição do Pai...lindo de morrer!
Está bem, mas ao contrário do resto do Mundo..tem frio e por isso tem de estar na incubadora. Se Deus quiser, há-de ser por pouco tempo...
Mama lindamente e até já dá dentadas...
Estou tão mas tão feliz e tão mas tão emocionada que quase me parece que fui Mãe outra vez.
Logo já os vou ver...mal posso esperar!



ps às mentes mais curiosas, acresce a informação de que o Nuno é o 1º filho da minha amiga Filipa.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Está quase..

quase. Mal posso esperar.
Tenho cada vez mais a certeza de que tudo está como devia ser.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

No que diz respeito a temperaturas...


gosto de extremos.
Gosto de dias muito quentes.
Gosto da sensação de me imaginar num país tropical. Gosto de sentir que me ia sentir lá bem.
Gosto de Lisboa em Julho.
Do ar tudo-é-tão-simples-e-não-é-preciso-complicar dos turistas, gosto dos homens de bigode ao balcão dos cafés a deitar o olho aos escaldões das turistas.
Gosto de velhotes no jardim, de camisa de flanela aberta quase até ao umbigo porque está calor. A camisa é que é a mesma todo o ano.
Até quase que gosto de ver os meus quase vizinhos a fazer churrascos no meio da via pública (digo sempre que não, mas quase que gosto). Das camisas de alças é que não consigo gostar, nem um bocadinho...
Gosto de ver quem trabalha, a aproveitar a hora de almoço, para dar uma facada na dieta e, combinar um gelado de cara virada ao sol.
Gosto de os ouvir dizer ..."ai que eu agora ficava aqui a tarde todaaa".
Gosto de ter os vidros abertos do carro e sentir o vento quente.
Gosto de ver pézinhos ao léu e pernocas com roscas a espreitar dos carrinhos de bebé.
Gosto de unhas dos pés pintadas de encarnado.
Gosto do tom dourado com que ficam todos. Os que vão de férias e andam de descapotávele os que esperam horas pelos autocarros para as praias da Costa.
Gosto da diplomacia do sol.
Gosto da ligeireza que nos dá andar com pouca roupa.
Gosto de sandálias e de andar descalça em casa a sentir o frio do chão.



Gosto também de dias muito frios mas isso fica para um post lá para Janeiro.


PS isto é o que dar "andar aos recados" e ter de atravessar meia cidade às quatro da tarde!... Bom..ora pois!

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Contas á vida

pois... lá por casa fazem-se contas à vida. A uma vida boa. Que se avizinha cada vez melhor...
Se não, vejamos...
O Francisco daqui a dois anos entra para a escolinha. Por princípio, uma boa escola. Pelo menos apontamos para isso.
Precisamos de trocar de carro. O emu é comercial e o do Pai é "piquililo"...
Em Setembro, começa com a natação.
Gostavámos de ir de férias.
Eu acho que temos de devolver o carrinho ao dono e comprar um para o Francisco.
Manos (sim, no plural) para o Francisco também estão nos sonhos de um futuro já não muito longínquo...

Posto isto...

Temos umas contas a fazer, muitas, de preferência de multiplicar rendimentos que as despesas multiplicam-se sem quase se pensar nelas.

Aceitam-se sugestões de marcas e modelos de carrinhas familiares que sejam seguras, confortáveis, espaçosas e já agora giras. Ah! E baratinhas...(em último mas de extrema importância)

Também se aceitam sugestões para o carrinho do Francisco mas este pretende-se seguro, comfortável e compacto. Ando a namorar o "Loola" da Bebéconfort...

terça-feira, 24 de julho de 2007

Os sonhos em mim...

ou a mim, parecem-me sempre assombrações...
Porque raio é que, quando sonhamos, todos os pormenores de quem já saiu da nossa vida há tanto tempo voltam com tanta nitidez? Porque raio a voz, o toque, as feições, o cheiro e até o que sentíamos com essas pessoas volta como se fosse ontem?
Se esquecemos é porque havia uma boa razão para isso, certo?
É porque lembrar nos doí.. nos traz mais saudade... se demoramos tanto a esquecer porque raio é que temos de sonhar e desenterrar tudo?
Porque raio sonho eu desta maneira? Porque raio fico com o som da voz, o toque e o cheiro comigo durante todo o dia?...
A única coisa boa é que passa...
Bolas!...

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Ai o cheirinho...


que entrava pela porta....
Ai D.Albertina que os croissants que faz são tão bons!
Quentinhos! Com doce de ovo, acabadinhos de fazer, roubados à socapa com direito a beijinho repenicado, comidos às escondidas.
Tão bom!
Acho que, por hoje, carreguei as baterias...

Preciso...




urgentemente de pilhas...
Das duracell ou de uma qualquer outra marca que seja eficaz.
Ando cansada, com a sensação de que o tempo me foge e se consigo fazer o que planeei (raros são os dias) deito-me a desoras, com saudades de mim, com saudades de mim com ele, com saudades de nós.
Com menos saudades do Becas que para ele consigo arrranjar tempo e energia nem que seja enquanto cuido dele ou depois de o adormecer ficar perdida a olhar para ele.
Tenho a sensação(e a certeza) de que me atraso para tudo. Para o trabalho, para o ir buscar, para ir almoçar, para dormir, para acordar...
Preciso mesmo de pilhas! E como ainda não sei bem quais, vou até ao chinês comprar destas para pôr nos brinquedos do Francisco que também andam assim para o leennnntoooosss.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Divagações sobre a 2ª Circular...

...se é a segunda, onde é que será a primeira? Há uma 1ª circular ou nem por isso?
...estar parada no trânsito dá imenso geito! Para pintar as unhas, por exemplo. não se estraga o verniz a conduzir e a ventilação (não há ar condicionado) ajuda a secar o verniz num instantinho...
...será que algum sociológo fez alguma vez um estudo sobre os hábitos pouco higiénicos (ou muito, dependendo da perspectiva) dos condutores quando estão parados no trânsito? Não? ohhh. Se quiserem aproveitar a deixa, cá por mim não me importo.



nota: sim, estar parada na 2ª circular, por vezes, provoca-me este tipo de lesão funcional...

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Novidades

Do enxatema...faltaram as pintas e portanto...não era enxatema. O que era? Não sabemos...
Cá para mim, foi uma mistura de viagem na sexta para o Norte, mudança de ares, casamento no sábado e nova viagem para Lisboa no domingo. Bécas sofre...
Do Francisco. Foi á consulta dos 6 meses em que tivemos de esperar 3h e meia (pois...) mas nenhum de nós de se chateou grandemente. Ele dormiu, brincou, mudou de roupa (fazer chichi na fralda é muito comum e na roupa é muito mais giro), trocou uns guinchinhos com companheiros de espera e eu... pus a leitura em dia, para além de não ter de estar a trabalhar e passar a tarde com ele.
Lá entramos, muito bem-dispostos, para deparar com um Dr amoroso a desfazer-se em desculpas (mas como diria a outra "os imprevistos não avisam")e sempre com aquela atitude de quem tem o tempo todo para nos ver, ouvir e conversar connosco e que um consultório cheio de gente à beira de um ataque de nervos é apenas uma realidade muito longínqua...
É espantoso este senhor... e pronto, lá me passa a fúria que sentia por este mesmo sr me ter respondido ao lado a um email que lhe mandei.
O Francisco está com 6,900kg e com 65,5cm.
Mais comprido do que gorducho mas um espertalhaço.
Pode começar a comer quase a fruta toda (boa, boa), bolacha-maria (nem vai caber em si de satisfeito a esfarelar bolachinhas...) iogurte natural, e puré de peixe (hum...será?).
Não subestimar a inteligência do "piqueno" nem nos deixarmos escravizar... não deixam cair coisas, deitam-nas ao chão de propósito para nos verem de "rabo para o ar" a apanhá-las.
É bom ensiná-lo que não se pode ter tudo logo, que nem tudo nos vem parar às mãos de imediato e por artes mágicas. Estimulá-lo a usufruir e tirar prazer do que tem. Ok.
Ás vezes, quando saio da consulta ou leio sobre isto, fico com a sensação de que ele é um fiteirinho dissimulado e só eu é que não dou conta que me está a fazer de parva.
Enfim...(tonta)o que vale é passados 2 segundos sei que não é nada disso. É um bebé, a crescer e a utilizar os recursos que tem. E ainda bem!
Do fim -de-semana... com preguiça, com muito sono, com o marido com um niquinho de febre mas com a Tia fantástica a tomar conta do Francisco para irmos jantar ao nepalês e namorar...tão bom...que saudades1
De hoje...o Francisco dormiu das 21h às 7:30h, mamou, tomou banhinho e voltou a dormir até às 10h... shhhhhhh

ps às vezes preciso de ver escrito para saber como sou feliz!

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Súbito...

Enxatema súbito. Nome pomposo. Diagnósticado pelo pediatra que não é o Dr. House mas não lhe fica nada atrás.
O Francisco esta noite não teve febre mas os últimos dois dias tem andado numa luta. Febres que quase sempre ultrapassaram os 39ºC...
Segundo o ilustre Dr., são febres durante 2 ou 3 dias, manchinhas um dia ou dois e preocupações e angústias durante tooodos esses dias.
É uma doença benigna, sem consequências de maior e do género do sarampo, varicela e afins.
Chateia mas passa e é isso que interessa.
No entretanto, o Becas lá de casa anda fã dos 3 "M"s (mamã, maminha e mimo), a fuga a casa durante a hora de almoço tornou-se na falta ao trabalho da parte da tarde e na ausência ontem tb durante a tarde (de manhã fica com o Papá).
Para susto, chegou.
Os sustos querem-se assim, pequeninos, sem consequências que nós já sabemos o quanto te amamos, o quanto és importante para nós, o quanto valiosa é a tua saúde... Não são precisos mais, muito obrigada.Por cá estamos servidos.
Apesar das noites menos boas (acordava de 3 em 3 horas e só queria colinho e maminha e adormecer ao colo) o que me pôs com a sensação de ter levado com um comboio em cima foi senti-lo quente, tão quente, vê-lo quebrado, a sorrir mas quebrado, a transpirar e sofrêgo por água. Estar com ele ao colo, a mamar (felizmente sempre mamou lindamente e ontem até comeu a papa toda)e a cabecinha dele no meu antebraço a escaldar. Vê-lo chorar cada vez que o despia para o arrefecer com compressas morninhas...desejar ser eu, tanto.
Mas acho que foi, sobretudo, saber que é a primeira de muitas "doenças" que ele vai ter. Saber que, no fundo, estou grata por ser algo inofensivo, por ele não estar nem sequer remotamente em perigo. Por saber que nem sempre é assim...

Mas hoje já não teve febre durante a noite, já comeu a sopa e está bem-disposto e feliz e lindo. E eu grata, muito! Tanto!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Não gosto...

de me sentir presa.
Não gosto de saber que ele tem febre (pela 1ª vez em 6 meses) e ter de ficar longe, a fazer que faço, a tentar concentrar-me e a cabeça a fugir para as quinhentas razões para a febre...
Não gosto de sentir que não posso estar onde sinto que devia e queria estar...
Não gosto. Não gosto da sensação que me dá quando comento que ele tem febre e recebo o olhar-tipo "que exagero, todos os bebés têm febre...não me diga que se vai baldar SÓ por causa DISSO..."
Não gosto e, como não gosto, daqui a pouco vou para junto dele... (ok, só durante a hora de almoço mas é melhor que nada)...

Acerca de mim

Mau feitio em (des)construção.

Do Francisco

Aos 6 meses:
65,5 cm
6,900 kg
44 cm pe

Um rapazote, cheio de genica, ternurento, que guincha, faz festinhas, e...aprendeu a dar estalinhos com a língua!

Aos 12 meses:
75cm
9,800 kg

Ri, muito, muitas vezes, alto, todo, com um sorriso cheio de dentes.
Adora esfregonas, vassouras, camiões, autocarros, reclames luminosos, telefones.
Mal pode esperar para fazer tudo o que os crescidos fazem.
Balança como um "sempre em pé" entre o independente e o mimoso.
Rapazote, cheio de pressa, para tudo.

Na mesa de cabeceira

  • "Histórias Verdadeiras" - Pedro Paixão
  • "Cem Promessas..." - Mallika Chopra
  • "Poesia Completa - Miguel Torga
  • "Amarse com los Ojos Abiertos" - Jorge Bucay e Silvia Salinas