quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Dentolas...

e já se vê o segundo.
E eu, já começo a contagem decrescente...são só 20 dentes? Certo?
É que este dente veio com umas companhias manhosas. Ele é febre, ele é tosse, ele é mimo, ele é mau-estar, ele é estar bem só onde não está, ele é desespero para pôr o mundo na boca e, a seguir, roê-lo de raivinha...
Ok. Aceito que o sorriso passe de desdentado para dentolinhas mas quero o meu bem-disposto de volta!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Hibernar em Agosto

Sinto-me a hibernar. Ou com vontade disso. Com necessidade de ir para dentro de mim. De pensar. De emergir com mais energia. De dar nome a este sentimento de marasmo que se apoderou de mim. Desta sensação de estupidificação em frente ao computador, ao relógio. Com o único objectivo de ver passar o tempo. De que o tempo passe e não faça mossa. Com este desgosto porque o tempo passa, efectivamente, e não fez mossa, não fez nada.
Queria muito hibernar para poder dar nome a isto. Porque com nome as coisas, para mim, ficam mais fáceis. Porque sei que não estou deprimida. Apenas a hibernar. Conheço-me um bocadinho para saber que depois o que sai, é melhor. E tenho saudades por antecipação desse melhor que sei que quero e posso ser.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Continuam

... as dores de pescoço. Juntei mais uma de cabeça para fazer companhia às dores de crescimento do Francisco.
O dente já espreita e dei comigo a pensar se não haveria uma fada dos dentes para quando os dentes nascem...
Agora vou ali, tentar ver se ainda consigo ser um "Mú" de qualidade para depois me pirar para perto do meu dentolas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Colo

De há uns dias para cá que me doí o pescoço. Parece quase um torcicolo.
algumas pessoas dizem-me "pois...habituou o seu menino ao colo..."
Pois...
Acho que não habituei o Francisco ao colo, habituei-me foi a mim a ter o colo cheio com a imensidão do que ele é. E, assim, de cada vez que ele dá o menor indício de que até nem se importa, de que até lhe apetece, não resisto e volto a encher o meu colo com ele.
Definitivamente estou mal habituada. Estou demasiado acostumada ao meu colo com ele e ao bem que me sabe...
Sou partidária da ideia de que colo a mais estraga apenas quem nunca o teve, de que tudo tem o seu tempo e o tempo de bebé de colo ( a expressão diz tudo) é este. Pelo tempo que dura, que me parece, que à maioria dos pais, parece sempre curto.


Em abono da verdade, as dores no pescoço são mais dos malabarismos que faço para lhe dar de comer ao mesmo tempo que ele investiga em todas as direções onde pára o gatinho, do que propriamente de estar ou andar com ele ao colo.
Come lindamente e a boca até está quase sempre aberta e tudo...o meu trabalho é mesmo ir rodando com a colher atrás dela!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Lugares Secretos

Acredito que todos temos os nossos "lugares secretos".
Aqueles para onde vamos para nos sentirmos mais nós, mais vivos, mais empolgados, mais despertos... Aqueles que nos fazem tremer desde a barriga até ao âmago. Aqueles que nos põem de sorriso na cara. Aqueles que sabemos sempre que nos vão voltar a fazer sentir de forma intensa, forte, vibrante...
Ás vezes são lugares, muitas vezes são pessoas, para alguns podem até ser cheiros, ou livros, ou lojas ou objectos, ou fotografias ou recordações.
Talvez, para ser exacta, sejam mais "chaves-mágicas" do que lugares. É tudo aquilo que nos faz voltar áquela sensação, àquele lugar.
Para mim, hoje foi uma música...
E continuo a tremer até ao âmago com a vontade de sussurar aos brados (sim, é possível sussurrar gritando)..."estou bem viva!"

Grão de areia...

...é o que parece quando se passa ao de leve com o dedo. Um grão de areia.
O primeiro dente do Francisco que já vem aí a despontar. Ainda não se vê e mal se sente mas os dias do meu sorriso desdentado mais doce estão a chegar ao fim para dar lugar a sorriso fabuloso...com dente incluído!
Para já, sem febres mas com uma vontade de morder o Mundo e alguns acordares mais chorosos a reclamar colinho e miminho e colinho e miminho...

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Hoje de manhã...

dei comigo a sorrir, quando entrei no elevador, arranjadinha, janota, perfumada e pronta para mais uma semana quando olho para o espelho e vejo sopa no casaco.
Sorri. Porque não deixa nódoa, porque me lembrei dele, porque era daquelas coisas que sempre ouvi dizer que fazem parte da maternidade, porque agora me sabe bem pertencer a este "clube" e porque achei que era o que faltava para completar o "look". O meu, pelo menos...

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Gostos...



Gosta de melancia. O Francisco. Gosta, gosta! Muito! Sempre! Tanto que já reconhece a palavra e dá estalinhos de satisfação antecipada. Gosta tanto que já começo a pensar como é que vai ser quando acabar a época da melancia....

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Consegui!

Após várias tentativas com a TAP, consegui que o Francisco viaje sentado na cadeirinha do Tipo 0 (ovinho), para isso temos de pagar a taxa de uma criança com idade superior a 2 anos e levar a cadeirinha do Francisco. É assim, quem quer segurança, pelos vistos, tem de pagar por ela. Mas tudo bem…



O nosso voo é de curta duração (2 horas e meia) mas nos voos de longo curso já há aviões com este tipo de cadeiras no próprio avião (chamam-lhes “baby-baskets”) e o transporte das crianças nas mesmas, nalguns casos, é gratuito.

No entanto, no site da TAP a informação não refere estas diferenças. (http://www.flytap.com/Portugal/pt/VoarConnosco/ABordo/TragaAsCriancasConsigo/)



Pelo que percebi, a questão para a TAP é apenas de conforto/ desconforto em transportar as crianças ao colo e não tanto a segurança.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Estou numa fúria

Estou mesmo!
Vamos viajar com o Francisco de avião em Setembro e não é que nos dizem que os bebés viajam ao colo! E a segurança?
Mal pude acreditar e liguei para a APSI a saber...nada.
Resignada, marquei a viagem pela TAP que os "lowcost" não me inspiram demasiada confiança.
Andava a passear pelo site da TAP e descobri numa secção que diz "Traga as Crianças Consigo"- http://www.flytap.com/Portugal/pt/VoarConnosco/ABordo/TragaAsCriancasConsigo/
que é possível transportar os bebés em cadeiras tipo auto, pagando uma taxa superior, ou seja, pagando como se fosse uma criança de mais de dois anos. Em lado nenhum fazem diferença entre tipos de voos.
Falam como se a segurança fosse algo inquestionavel e intrínseco ao transporte de bebés. Achei bem, muito bem. Até vão ao pormenor do tipo de cadeira, etc, etc.

Liguei para a TAP para saber como alterar a reserva feita on-line, saber qual a diferença de preços e pedir então a alteração. A primeira vez dizem-me que é possível pagando mais 120 euros. Ok. Depois de conferência familiar, volto a ligar.
Afinal é grátis ?! De certeza? Afinal não. Há voos que oferecem mas o nosso não. Ok. Paga-se. Quanto? 90 euros. Ok.
Ok nada!! Que este voo não tem uma coisa chamada "baby basket" e portanto não se pode levar o "ovo". Pode-se reservar o lugar para o Francisco ir sentado com o cinto. Desculpem?!?? Com oito meses?? Sentado com um cinto horizontal????
Pois... se calhar não...
Pois não!
Resultado, a TAP acha que como a viagem é de curta duração (curta sendo 2h30) os pais podem levar o bebé ao colo. A questão da segurança ...pois.. não comtemplam...
Acho INCONCEBÍVEL! INACREDITÁVEL!
Estou furiosa. Sinto que fiz o possível, mas não estou nem mais contente nem mais descansada por isso...

Não consigo perceber que se continuem a trasportar bebés de avião ao colo. Como se fosse normal, como se fosse seguro.

A menina da TAP sugeriu que fizesse uma exposição, que podia ser que mudasse alguma coisa. Segue já. Pode ser que sim, que as coisas mudem.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Apresento-vos...


...o Sr. José Orelhas Coelho! o melhor amigo do Francisco, o Sr que tem a honra de dormir com ele todas as noites e... que o Francisco não empresta, não dá e não larga!

No passado Domingo deitei-me ao lado dele e pedi ternamente para partilhar o seu "doudou" comigo, só a pontinha da orlha para fazer fosquinhas no meu nariz.
Se vissem a rapidez com que o Francisco puxou o Sr Coelho para ele e o enroscou todo na cara!!!
Temos mesmo pensar em "encomendar" um mano ou uma mana para ver se lhe passa esta de exclusividade...

terça-feira, 7 de agosto de 2007

7 meses ...

e a coroa lá de cima da barrinha já passou o meio. Já falta menos de metade para o ano. Ena!
Está tão doce...
Decidido, bem-disposto, feliz, curioso, atento, meigo...
Já quase que se senta sozinho, juntou melancia à lista dos preferidos, dá turrinhas e faz umas festinhas deliciosas. Adora o mar, a areia e a praia. também achou graça ao "kit-surf". Temos um potencial fã de desporto radical.
Temo que a relação dele com o Gatinho lá de casa (com 8 kg mas sempre o "gatinho) um dia destes azede. É que o Francisco decidiu fascinar-se pela cauda do gatinho. Objectivo: agarrá-la! A data para a largar ainda não foi definida. Pois...
por enquanto... a coisa tem corrido bem.
Eu continuo a destilar baba...muita baba...
Mas porque sou feliz. Com ele. Com eles. Por eles. Por causa deles. Porque de facto, tenho sorte, muita.
Porque esta sensação de que não falta nada continua...

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O Rei na Barriga...

...que já não está na barriga e se chama Nuno...
está fantástico! Come bem (o francisco demorou quase uma semana a mamar com aquela desenvoltura), dorme bem, detesta ser despido como qualquer bebé que se preze e mal pode acreditar na sorte que tem em ter uns Pais tão fantásticos!
Entretanto, como é muito inteligente ,já descobriu como se regula a temperatura e está sempre quentinho como convém! Nada de incubadoras, que estar a olhar para a lindona da mãe é muito mais engraçado.

Acerca de mim

Mau feitio em (des)construção.

Do Francisco

Aos 6 meses:
65,5 cm
6,900 kg
44 cm pe

Um rapazote, cheio de genica, ternurento, que guincha, faz festinhas, e...aprendeu a dar estalinhos com a língua!

Aos 12 meses:
75cm
9,800 kg

Ri, muito, muitas vezes, alto, todo, com um sorriso cheio de dentes.
Adora esfregonas, vassouras, camiões, autocarros, reclames luminosos, telefones.
Mal pode esperar para fazer tudo o que os crescidos fazem.
Balança como um "sempre em pé" entre o independente e o mimoso.
Rapazote, cheio de pressa, para tudo.

Na mesa de cabeceira

  • "Histórias Verdadeiras" - Pedro Paixão
  • "Cem Promessas..." - Mallika Chopra
  • "Poesia Completa - Miguel Torga
  • "Amarse com los Ojos Abiertos" - Jorge Bucay e Silvia Salinas