"sinto o medo do avesso"
Miguel Torga
domingo, 9 de março de 2008
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Ainda da vontade....
...voltou. Desfasada da capacidade de me entender com o computador. Mas voltou.
do Francisco
como diz a barrinha, que por vezes serve de consciência, tem 13 meses e uns dias...ok, semanas.
Anda. Bem. Mas sozinho, sff, que já é crescido.
Parece um pinguim, de braços a tentar equilibrar uma marcha que mais parece um hino á queda iminente.
Come. Muito bem. Tudo e mais qualquer coisinha. De preferência, com um talher na mão, mais uma vez, sff, que já quer (muito, tanto) ser crescido.
Dorme. Horas. Muitas. Não se diz quantas que não queremos ter nenhuma comissão de pais ensonados furiosos connosco à nossa espera em qualquer esquina menos bem iluminada.
Adormece ao colinho. Da Avó. Ora pois. Para que servem elas, afinal?
Da Mãe também, ao fim-de-semana, que os horários (ou a falta deles) não se compadecem de saudades.
Hoje, com birrinha e quilos de mimo. E choro sentido, com lágrimas em fio e beicinho de pé na cama, agarrado ás grades para o cenário ser ainda mais enternecedor. E comovente. E resultar em mais colinho que era essa a ideia...
Brinca. Horas. Põe soro no nariz do urso e besunta-o bem com halibut. Encaixa e desencaixa cubos. Põe música a abana-se ao ritmo. Abre e fecha tudo. Esconde os bonecos dentro dos cubos e delira com a alegria do reencontro. Espreita para debaixo de tudo e também se põe em bicos de pés para espreitar para cima. Gatinha. Põe-se de pé e senta-se e levanta-se e senta-se e levanta-se e ri-se. Sempre. Muito. Já tinha dito?
Há dias em que me apetece pouco ser mãe.
Hoje não. Apeteceu-me cada minuto. Apesar do sono e da letargia.
Talvez fosse da chuva.
Talves fosse de ter ido dançar ontem.
Talvez fosse do quentinho que emanava de ti.
Talvez fosse de mim. Ou de ti.
Há dias bons. Hoje foi um deles
do Francisco
como diz a barrinha, que por vezes serve de consciência, tem 13 meses e uns dias...ok, semanas.
Anda. Bem. Mas sozinho, sff, que já é crescido.
Parece um pinguim, de braços a tentar equilibrar uma marcha que mais parece um hino á queda iminente.
Come. Muito bem. Tudo e mais qualquer coisinha. De preferência, com um talher na mão, mais uma vez, sff, que já quer (muito, tanto) ser crescido.
Dorme. Horas. Muitas. Não se diz quantas que não queremos ter nenhuma comissão de pais ensonados furiosos connosco à nossa espera em qualquer esquina menos bem iluminada.
Adormece ao colinho. Da Avó. Ora pois. Para que servem elas, afinal?
Da Mãe também, ao fim-de-semana, que os horários (ou a falta deles) não se compadecem de saudades.
Hoje, com birrinha e quilos de mimo. E choro sentido, com lágrimas em fio e beicinho de pé na cama, agarrado ás grades para o cenário ser ainda mais enternecedor. E comovente. E resultar em mais colinho que era essa a ideia...
Brinca. Horas. Põe soro no nariz do urso e besunta-o bem com halibut. Encaixa e desencaixa cubos. Põe música a abana-se ao ritmo. Abre e fecha tudo. Esconde os bonecos dentro dos cubos e delira com a alegria do reencontro. Espreita para debaixo de tudo e também se põe em bicos de pés para espreitar para cima. Gatinha. Põe-se de pé e senta-se e levanta-se e senta-se e levanta-se e ri-se. Sempre. Muito. Já tinha dito?
Há dias em que me apetece pouco ser mãe.
Hoje não. Apeteceu-me cada minuto. Apesar do sono e da letargia.
Talvez fosse da chuva.
Talves fosse de ter ido dançar ontem.
Talvez fosse do quentinho que emanava de ti.
Talvez fosse de mim. Ou de ti.
Há dias bons. Hoje foi um deles
domingo, 27 de janeiro de 2008
Sem vontade...
de pôr em dia tudo o que se passou durante esta ausência cibernética.
Com vontade de retomar este e outros namoros.
Com um plano para 2008 para fazer.
Com a incerteza de que servirá para alguma coisa mais do que perder tempo e horas de sono.
Com a quase certeza de que ficará aquém das expectativas.
Mas... de volta. Em muitos sentidos.
Com vontade de retomar este e outros namoros.
Com um plano para 2008 para fazer.
Com a incerteza de que servirá para alguma coisa mais do que perder tempo e horas de sono.
Com a quase certeza de que ficará aquém das expectativas.
Mas... de volta. Em muitos sentidos.
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
E um mês depois...
só agora consegui fugir para vir cá dar as novidades.
não, não estive de férias até agora e, embrenhada no trabalho como estou, até duvido se estive de férias este ano.
Do Francisco e das férias.
Andou de avião, autocarro, carrosel e barco.
Viu cavalos, cabras, cães, gatos, coelhos, patos, cisnes e pardais ao vivo.
Comeu descontraídamente em quase todo o lado e até mudou a fralda no meio de um museu.
Adorou e voltou das férias a adorar pão e a dizer "nhai" e "nai, nai". Espero eu que sejam sinónimos de "Nham...nham" e não uma qualquer costela alemã desconhecida a puxar para o "não".
Reviu a Avó e os Tios e, na sua imensidão, parecia até que nunca tinha deixado de os ver...
o Sr. José Orelhas Coelho é que decidiu imigrar e ficou por lá. Entretanto, já voltou mas está também é uma saga, com alguma graça, que ficará para aprofundar quando e se o meu tempo voltar a ser gerido de uma forma sã.
A querela com a TAP não serviu de grande coisa, uma vez que não nos deixaram usar a nossa cadeirinha porque lhe faltava o símbolo de um aviãozinho que, por sinal, não é mencionado em lado nenhum. Se não me faltar a paciência e o tempo volto a dar as novas do assunto.
Foi à praia, comeu areia, tomou banhos de mar, passeou à beira-mar, brincou, comeu, dormiu algumas sestas, saltou pocinhas e voltou com uma tom mais dourado do que eu,apesar dos quilos de protector. Pois é, ando eu há 28 anos a tentar deixar de ser deslavada e este menino com 9 meses passa-me a perna numa semana...
Do Francisco e dos 9 meses.
Pesa 8,5 kg e já têm a bela altura de 70 cm. Pode comer de tudo e o que ele dá vivas por esta novidade. Ele é pedacinhos de bróculos, cenouras, peixe, queijo, pão, bolachinhas, pão, arroz, pão e bolachinhas...
Continua um pirata disfarçado de ternurento. Recusa estar de bruços e portanto, gatinhar. Em contrapartida, ganhou uns sapatinhos de rapazote e anda quase mais depressa do que eu! É como o Pai diz "é um bípede...têm é de o segurar, senão ele cai!"
O amor dele ao gatinho aumentou proporcinalmente ao medo do mesmo pelo Francisco. Gentilmente vai dando umas patadinhas com esperança de que o Francisco perceba. Pois... o pirata acha graça e arranca mais uns quantos pêlos, que o Outono vai quente.
(...)
Por hoje....nem o tempo nem a paciência dá para mais.
não, não estive de férias até agora e, embrenhada no trabalho como estou, até duvido se estive de férias este ano.
Do Francisco e das férias.
Andou de avião, autocarro, carrosel e barco.
Viu cavalos, cabras, cães, gatos, coelhos, patos, cisnes e pardais ao vivo.
Comeu descontraídamente em quase todo o lado e até mudou a fralda no meio de um museu.
Adorou e voltou das férias a adorar pão e a dizer "nhai" e "nai, nai". Espero eu que sejam sinónimos de "Nham...nham" e não uma qualquer costela alemã desconhecida a puxar para o "não".
Reviu a Avó e os Tios e, na sua imensidão, parecia até que nunca tinha deixado de os ver...
o Sr. José Orelhas Coelho é que decidiu imigrar e ficou por lá. Entretanto, já voltou mas está também é uma saga, com alguma graça, que ficará para aprofundar quando e se o meu tempo voltar a ser gerido de uma forma sã.
A querela com a TAP não serviu de grande coisa, uma vez que não nos deixaram usar a nossa cadeirinha porque lhe faltava o símbolo de um aviãozinho que, por sinal, não é mencionado em lado nenhum. Se não me faltar a paciência e o tempo volto a dar as novas do assunto.
Foi à praia, comeu areia, tomou banhos de mar, passeou à beira-mar, brincou, comeu, dormiu algumas sestas, saltou pocinhas e voltou com uma tom mais dourado do que eu,apesar dos quilos de protector. Pois é, ando eu há 28 anos a tentar deixar de ser deslavada e este menino com 9 meses passa-me a perna numa semana...
Do Francisco e dos 9 meses.
Pesa 8,5 kg e já têm a bela altura de 70 cm. Pode comer de tudo e o que ele dá vivas por esta novidade. Ele é pedacinhos de bróculos, cenouras, peixe, queijo, pão, bolachinhas, pão, arroz, pão e bolachinhas...
Continua um pirata disfarçado de ternurento. Recusa estar de bruços e portanto, gatinhar. Em contrapartida, ganhou uns sapatinhos de rapazote e anda quase mais depressa do que eu! É como o Pai diz "é um bípede...têm é de o segurar, senão ele cai!"
O amor dele ao gatinho aumentou proporcinalmente ao medo do mesmo pelo Francisco. Gentilmente vai dando umas patadinhas com esperança de que o Francisco perceba. Pois... o pirata acha graça e arranca mais uns quantos pêlos, que o Outono vai quente.
(...)
Por hoje....nem o tempo nem a paciência dá para mais.
sábado, 15 de setembro de 2007
Vamos...
de férias!
Ai isso é que vamos!
Ok, hoje tive de passar no trabalho, ainda não almocei, as malas ainda não estão prontas e o voo é daqui a umas horas, poucas. Mas vamos! Ai isso é que vamos!
Dava jeito é que o call center da TAP me desse mais do que música. Apre!
Ai isso é que vamos!
Ok, hoje tive de passar no trabalho, ainda não almocei, as malas ainda não estão prontas e o voo é daqui a umas horas, poucas. Mas vamos! Ai isso é que vamos!
Dava jeito é que o call center da TAP me desse mais do que música. Apre!
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
8 meses e uma semana
Venho a este cantinho todos os dias. O que tenho para dizer, fica guardado. Escondido. Guardo comigo a esperança do que aquilo que se sente seja mais visível do que o que se escreve, diz ou canta. Tenho fé que assim seja para acalmar este sentimento de estar em falta por não ter dito, não ter cantado, não ter escrito. Digo repetidas vezes que o sinto e isso é sempre mais importante. Ou talvez não seja mas, neste momento, é o possível.
Do Francisco e os 8 meses...
2 dentes que lhe inspiram a maior curiosidade e o fazem andar a investigar os próprios dentes e os alheios, que o fizeram morder o dedo do próprio pé e aprender que não é boa ideia. Que lhe dão um ar de menino crescido e um gozo tremendo a roer pêras, uvas e afins.
Aprendeu a dar beijinhos e para meu orgulho, momentaneamente são um exclusivo meu. Assim, de boca aberta, molhadinhos e com as mãos a agarrarem-me a cara. Para ficar bem perto, bem lambuzada e tão feliz.
Disse mamã. Uma vez. Provavelmente, por acaso e sem relação com a minha pessoa, mas encheu-me a alma. "Mamã". Bem dito. Ao colo do Pai, no escritório. E eu ouvi, da sala. Ouvi porque aquele som conseguiu encher, por momentos, todos os vazios que possam existir. "Mamã..."
Senta-se. Muito direito. E brinca. Muito. Já reconhece e olha em direcção às flores, à luz. E aos passarinhos, à tartaruga, aos anjinhos... Já reconhece porque a Avó é uma boa mestra e ele aprende com todo o mimo com que é inundado.
Não gatinha. Não gosta de estar de bruços. Vê menos do mundo e não quer perder pitada.
Gosta de estar de pé. Em pé. Dar chutos na bola. De telefones, especialmente os nossos. Não gosta quando vibram.
Gosta de banho, de água e de patos. De chaves e campainhas. De torneiras.
Gosta de laréu. De rua. De árvores e nuvens. De carros e muito mais de pessoas. Também gosta de lojas.
Dorme 11h seguidas (não, não é uma provocação). Come de tudo.
Está grandote, com a roupa a fugir, a ficar muito esticada. Com cada vez mais cabelo que arrebita atrás, a prometer uns caracolitos para gaúdio dos avós.
Dorme de lado, como eu. Agarrado ao Sr.José Orelhas Coelho. Destapado e sempre com calor. Ás vezes, abre os olhos, vê-me, sorri e volta a dormir. Nesses dias, sinto que tenho a terminação da lotaria. Sinto que consigo fazer com o que sinto seja, para ele, claro, óbvio. Sinto que consegui dizer-lhe, neste meu teimoso silêncio de contemplação, que o amo, muito, tanto, sempre.
Acho que é feliz. O Pai diz que tem a certeza que é! E muito! E se o Pai diz...
Do Francisco e os 8 meses...
2 dentes que lhe inspiram a maior curiosidade e o fazem andar a investigar os próprios dentes e os alheios, que o fizeram morder o dedo do próprio pé e aprender que não é boa ideia. Que lhe dão um ar de menino crescido e um gozo tremendo a roer pêras, uvas e afins.
Aprendeu a dar beijinhos e para meu orgulho, momentaneamente são um exclusivo meu. Assim, de boca aberta, molhadinhos e com as mãos a agarrarem-me a cara. Para ficar bem perto, bem lambuzada e tão feliz.
Disse mamã. Uma vez. Provavelmente, por acaso e sem relação com a minha pessoa, mas encheu-me a alma. "Mamã". Bem dito. Ao colo do Pai, no escritório. E eu ouvi, da sala. Ouvi porque aquele som conseguiu encher, por momentos, todos os vazios que possam existir. "Mamã..."
Senta-se. Muito direito. E brinca. Muito. Já reconhece e olha em direcção às flores, à luz. E aos passarinhos, à tartaruga, aos anjinhos... Já reconhece porque a Avó é uma boa mestra e ele aprende com todo o mimo com que é inundado.
Não gatinha. Não gosta de estar de bruços. Vê menos do mundo e não quer perder pitada.
Gosta de estar de pé. Em pé. Dar chutos na bola. De telefones, especialmente os nossos. Não gosta quando vibram.
Gosta de banho, de água e de patos. De chaves e campainhas. De torneiras.
Gosta de laréu. De rua. De árvores e nuvens. De carros e muito mais de pessoas. Também gosta de lojas.
Dorme 11h seguidas (não, não é uma provocação). Come de tudo.
Está grandote, com a roupa a fugir, a ficar muito esticada. Com cada vez mais cabelo que arrebita atrás, a prometer uns caracolitos para gaúdio dos avós.
Dorme de lado, como eu. Agarrado ao Sr.José Orelhas Coelho. Destapado e sempre com calor. Ás vezes, abre os olhos, vê-me, sorri e volta a dormir. Nesses dias, sinto que tenho a terminação da lotaria. Sinto que consigo fazer com o que sinto seja, para ele, claro, óbvio. Sinto que consegui dizer-lhe, neste meu teimoso silêncio de contemplação, que o amo, muito, tanto, sempre.
Acho que é feliz. O Pai diz que tem a certeza que é! E muito! E se o Pai diz...
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Novidades
Do Francisco... continua a tosse e o mimo mas desapareceu a febre e o mau-estar. Saldo positivo, no entanto, porque ganhou um dente!
começa com as aulas de "adaptação ao meio aquático" no sábado. não há aulas de desabituação? É que viciado em água é ele!
Do fim-de-semana...praia qb, uns parabéns um bocadinho aldrabados, pouco descanso meu e a sensação de que tenho de descansar é dos fins-de-semana.
Nossas... quase de férias e quase de partida para a terra do "chicolate" (e eu que até nem estou a roçar a obesidade nem nada...)
vamos de férias uma semana e depois ficamos cá a tentar descansar da semana de férias....
começa com as aulas de "adaptação ao meio aquático" no sábado. não há aulas de desabituação? É que viciado em água é ele!
Do fim-de-semana...praia qb, uns parabéns um bocadinho aldrabados, pouco descanso meu e a sensação de que tenho de descansar é dos fins-de-semana.
Nossas... quase de férias e quase de partida para a terra do "chicolate" (e eu que até nem estou a roçar a obesidade nem nada...)
vamos de férias uma semana e depois ficamos cá a tentar descansar da semana de férias....
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Acerca de mim
- Marta
- Mau feitio em (des)construção.
Do Francisco
Aos 6 meses:
65,5 cm
6,900 kg
44 cm pe
Um rapazote, cheio de genica, ternurento, que guincha, faz festinhas, e...aprendeu a dar estalinhos com a língua!
Aos 12 meses:
75cm
9,800 kg
Ri, muito, muitas vezes, alto, todo, com um sorriso cheio de dentes.
Adora esfregonas, vassouras, camiões, autocarros, reclames luminosos, telefones.
Mal pode esperar para fazer tudo o que os crescidos fazem.
Balança como um "sempre em pé" entre o independente e o mimoso.
Rapazote, cheio de pressa, para tudo.
65,5 cm
6,900 kg
44 cm pe
Um rapazote, cheio de genica, ternurento, que guincha, faz festinhas, e...aprendeu a dar estalinhos com a língua!
Aos 12 meses:
75cm
9,800 kg
Ri, muito, muitas vezes, alto, todo, com um sorriso cheio de dentes.
Adora esfregonas, vassouras, camiões, autocarros, reclames luminosos, telefones.
Mal pode esperar para fazer tudo o que os crescidos fazem.
Balança como um "sempre em pé" entre o independente e o mimoso.
Rapazote, cheio de pressa, para tudo.
De visita...
Na mesa de cabeceira
- "Histórias Verdadeiras" - Pedro Paixão
- "Cem Promessas..." - Mallika Chopra
- "Poesia Completa - Miguel Torga
- "Amarse com los Ojos Abiertos" - Jorge Bucay e Silvia Salinas
Arquivo do blogue
- junho 2007 (11)
- julho 2007 (11)
- agosto 2007 (13)
- setembro 2007 (3)
- outubro 2007 (1)
- janeiro 2008 (1)
- fevereiro 2008 (1)
- março 2008 (6)
- abril 2008 (2)